Flags of Our FathersQualquer novo trabalho do realizador Clint Eastwood é aguardado com expectativa, e “Flags of Our Fathers” não é excepção. O filme baseia-se no livro de James Bradley, "Flags of Our Fathers: Heroes of Iwo Jima", e foi adaptado por Paul Haggis (argumentista de Million Dollar Baby).
A batalha de Iwo Jima, que teve lugar no Inverno de 1945, foi um ponto de viragem na história da guerra no Pacífico. Neste projecto arrojado, Eastwood filmou os dois lados da mesma história: “Flags of Our Fathers” (ponto de vista dos americanos) e “Letters from Iwo Jima” (ponto de vista dos japoneses). A crítica internacional rendeu-se a estes 2 filmes, destacando porém o segundo tomo, que estreará por cá em Fevereiro. Eastwood viu-se nomeado para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Realizador com estes 2 filmes, bem como para o Globo de Ouro para melhor filme de língua não inglesa com "Letters from Iwo Jima".
Porém, apesar de toda a curiosidade que um filme de Eastwood me desperta, saí um pouco desiludido da sala de cinema. Eastwood habituou-nos a personagens intensos e consistentes e com este filme deixou um pouco a desejar em relação à escolha dos actores. É claro que um filme de guerra, que exige inúmeros figurantes e cenas de batalha torna-se mais dificil para aprofundar personagens, não é um "Mystic River" ou um "Million Dollar Baby", mas de qualquer maneira penso que não foi muito feliz com a escolha. Ryan Philippe ("Doc" Bradley) é um autêntico canastrão e em qualquer filme que entre está sempre com a mesma cara. Com certeza deve ter sido Paul Haggis, que realizou Crash (onde Ryan Phillipe entra) e escreveu o argumento deste filme, que convenceu Eastwood a escolhê-lo. De qualquer maneira, dos 3 actores o que se mais se destaca é Adam Beach (no papel de Ira Hayes), conseguindo criar mais empatia com o espectador. As cenas de batalha estão irrepreensíveis, mais uma vez Eastwood demonstra que é um grande realizador.
Agora basta esperar pelo 2º filme e confirmar se realmente "Letters from Iwo Jima" é realmente a obra-prima de Eastwood, como foi classificado por alguns críticos. Este filme não é com certeza...


0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home