bad review

Saturday, November 18, 2006

O Perfume: História de um Assassino
Ou o senhor que tem um fraco por ruivas e que gosta de as cheirar

Ora bem, por onde hei-de começar? Confesso que li o livro de Patrick Suskind há muitos anos e que na altura me fascinou. Um livro em que o personagem principal é o cheiro e a maneira como o autor nos leva a imaginar o que vai pelo nariz do jovem Grenouille, cedo transformou esse livro numa das minhas referências literárias. Como disse um amigo meu (Xico), que quando estava a ler o livro e as pessoas reparavam no que ele estava a ler diziam: "Até parece que dá para cheirar, não é?"
Pois é, por isso tive medo quando soube que iam transpôr esta obra ao cinema, porque basicamente o livro vive das longas descrições de Suskind sobre os aromas que atravessam a vida de Jean Baptiste Grenouille, em busca do Perfume perfeito. Stanley Kubrick teve intenção de adaptar a obra ao cinema, mas depois de alguns anos envolvido no projecto disse que era infilmável. Tom Tykwer, realizador do frenético "Corre, Lola Corre", resolveu pegar neste projecto e adaptá-lo ao cinema, vem daí um pouco o meu receio inicial; um projecto tão complexo na sua adaptação requer um realizador com visão e com muita maturidade cinematográfica. Não estou a dizer que este filme é redundante e fraco, mas noutras mãos poderia-se ter transformado num filme bastante mais interessante.
Li uma crítica à uns tempos que dizia que o filme era péssimo e que o realizador usava abusivamente de grandes planos do nariz do protagonista, mas sinceramente não achei, até porque como podemos integrar os espectadores num filme que vive necessariamente do cheiro? Estava a gostar do filme, mas a partir de meio comecei-me a aborrecer e quando isso acontece meus amigos, não há volta a dar. Mas os desempenhos são bastante bons, com destaque para o sempre bom Dustin Hoffman e para a menina ruiva, objecto de desejo de Grenouille ( mas esta por outros motivos que não se prendem necessariamente com a representação. Que ninguém me ouça porque a menina tem só 16 anos e é pedofilia). E achei piada a uma coisa: supostamente matou as mais belas 13 jovens, como foi dito no filme, mas o perfume deve ter saido estragado, porque algumas eram um bocado "escamartilhonas". Bem já descambou, vou ficar por aqui...

3 Comments:

  • LOLOLOLOLOL!!!!

    li o livro há mts anos e mt sinceramente ao início aquele cheiro a peixe fez-me imensa confusão, pq parecia q n me largava o nariz. e logo eu q sou tão "cheirinhas". n sei se tenho coragem de ver o filme, até pq tinha gostado o livro (o livro é um bom livro, meuszzzeee amigoszzzze).

    By Anonymous Anonymous, At 1:52 am  

  • Se o mestre acabou por abandonar a intenção de tranformar o livro em cinema, é porque nunca daria um bom filme. E confirmasse...

    Ass: " o tal (xico) de que falam na critica "

    By Anonymous Anonymous, At 8:08 am  

  • confirmazzzze (o mesmo xico)

    By Anonymous Anonymous, At 8:14 am  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home