bad review

Friday, November 17, 2006

The Departed

Tenho que admitir que as últimas três aventuras cinematográficas do sr. Scorcese (Bringing Out the Dead, Gangs of New York e The Aviator) não me tinham convencido muito, chegando mesmo a provocar-me alguma indiferença, mas desta vez tenho que admitir que Scorcese esmerou-se e conseguiu criar um filme consistente, vibrante e apelativo. Retoma um tema que não lhe é estranho, o mundo da máfia, tal como fez em Casino e Goodfellas, mas desta vez transferiu a acção para a cidade de Boston, onde encontramos os personagens num constante jogo do gato e do rato.
Scorcese foi buscar inspiração ao filme "Internal Affairs", de Wai Keung Lau e Siu Fai Mak, cineastas de Hong Kong, tendo conservado o motor central da acção: o confronto entre dois polícias infiltrados, um inserido numa rede criminosa e o outro aparentementen mantendo o seu trabalho normal, mas fazendo jogo duplo e servindo essa mesma rede.
Colin Sullivan (Matt Damon) é um polícia inteligente e ambicioso que não se coibe de jogar da maneira que for preciso para atingir os seus fins e que ajuda Frank Costello ( Jack Nicholson), um perigoso gangster perseguido pela polícia, fornecendo-lhe informações de todos os passos que a polícia vai dando na investigação para a sua captura. É aí que entra Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um polícia recém-graduado, que perde o seu distintivo por causa do seu temperamento violento e que acaba por ser recrutado como agente infiltrado no grupo de Costello. E mais não conto, senão perde a piada para quem vai assisitir....
A realização de Scorcese é forte e eficaz e joga muito bem as cenas com a banda sonora. As interpretações são muito boas: Matt Damon um actor que nunca me agradou muito, provavelmente teve o seu melhor registo até à data e DiCaprio teve o seu melhor papel nos 3 filmes que fez com Scorcese. Jack Nicholson é sempre grande, fazendo parte do rol dos meus actores de eleição.
Fui ver o filme ao GaiaShopping e qual o meu espanto quando fizeram intervalo...inevitavelmente cria-se uma comparação entre a primeira parte e a segunda e admito que a 1ª parte é superior, mas no geral é um bom filme e até à data um dos melhores filmes do ano (também não é difícil tendo em conta que este ano foi muito fraco a nível de qualidade), mas de qualquer maneira recomendo...

2 Comments:

  • ontem vi o aviador (pela 1ª vez, vê lá tu cm ando atrasada lol) mas n consegui esperar pelo final do filme e fui deitar-me: conclusão, n deveria ser assim tão interessante e ainda por cima tinha cm actor principal o Di Caprio, q tenho colocado dentro do msm saco q o Tom Cruise - só me falta chegar-lhes o fogo, mas ainda n tive tempo.
    Mas dizes q é um bom filme, eu confio ;p

    By Anonymous Anonymous, At 1:46 am  

  • estebes! vimos ontem o the departed, grande grande filme. foi daqueles que tivemos a discutir uma boa meia hora depois de acabar, para juntar algumas pontas soltas.
    muito consistente, grande ritmo. só nao gostei da escolha da senhora psicologa, era um pouco chochita não criava grande empatia.
    No geral, óptimo filme! O que achou o Xico?
    Luis C.

    By Anonymous Anonymous, At 6:36 am  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home