A Rainha - Elizabeth meets TonyA Rainha, o novo filme de Stephen Frears retrata os acontecimentos vividos por Isabel II e a família real britânica na altura da morte da Princesa Diana, em Agosto de 1997.
De um lado mostra-nos a família real britânica, conservadora e fechada, a querer um funeral privado e alheia aos sentimentos de dor e tristeza vividos pelos seus súbditos, que queriam um funeral público para se poderem despedir da Princesa do Povo. Do outro lado, um Tony Blair recém chegado ao cargo de Primeiro-Ministro, com vontade de mudar e tornar o Reino Unido mais moderno e mais dinâmico, porém não querendo entrar em choque com a rainha, por quem sente uma grande admiração. À medida que Blair cai nas boas graças do povo, a família real vai perdendo admiradores junto dos britânicos e dos meios de comunicação social, que exigem um comunicado oficial do palácio e uma maior demonstração de respeito por Diana. Blair tenta então minimizar esses estragos, fazendo ver à Rainha que o melhor é acatar o desejo dos ingleses, porque também é do seu interesse e da própria instituição que personifica.
O filme vive sobretudo do brilhante desempenho de Helen Mirren, sendo desde já uma das fortes candidatas à nomeação para o Oscar de Melhor Actriz, até porque a Academia gosta de personagens biográficas e Mirren é uma actriz conceituada e respeitada, principalmente no Reino Unido. O resto do elenco também é bom, apesar de não terem tanto "tempo de antena", porque a maior parte das cenas é dividida entre Isabel II e Tony Blair. O filme peca pelo excesso de imagens videográficas da época, o que o torna um misto de documentário e de telefilme. Apesar de tudo, Stephen Frears apresenta-nos uma obra clássica e competente, porém um pouco aborrecida.


1 Comments:
Este eu quero ir ver, até pq já vi o trailer e achei q devia ser bom. Helen Mirren é uma senhora... q classe!
bjs
By
Anonymous, At
4:26 am
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home