bad review

Tuesday, January 16, 2007

Scoop

Após o sucesso comercial e crítico de Match Point, Woody Allen regressa para mais uma comédia com contornos policiais, no género de "O Misterioso Assassino em Manhattan" e "A Maldição do Escorpião de Jade", porém sem a consistência e brilho do primeiro. Pelo menos pode-se dizer que tem o seu cunho pessoal, coisa que não acontecia com "Match Point", filme completamente atípico na sua filmografia, que fez com que o público que não ia ver os seus filmes gostasse desse. Sempre disse que quem gosta realmente de "Match Point" não pode ser um verdadeiro fã de Woody Allen e muito dificilmente mudarei de opinião.
Mas voltando a Scoop: Allen regressa desta vez como actor, interpretando um mágico charlatão que ajuda Scarlett Johansson a investigar o estranho caso do assassino do tarot. Normalmente Allen quando não entra nos filmes, atribui aos seus personagens masculinos os seus tiques e trejeitos, mas desta vez é Johansson que se torna a encarnação de Allen, com os seus óculos graduados, ritmo acelerado e trapalhona. Allen divide o filme com Johansson, mas dá-lhe todo o protagonismo.
Mais uma vez Allen oferece-nos boas doses de humor com os seus diálogos e situações caricatas, a destacar a sequência do barco cujo "capitão" é a própria morte, que serve de mote para informar o espectador que Lord Lyman é o principal suspeito nos inúmeros crimes cometidos contra jovens prostitutas. O jornalista transportado no barco (para o além), encontra uma forma de transmitir à jovem estudante de jornalismo (Johansson), inúmeras pistas que a levam a agarrar esse furo jornalístico (scoop), com unhas e dentes.

As cenas em que entram Allen são deliciosas e a sua parceria com Johansson resulta muito bem. Realço o desempenho de Hugh Jackman como o aristocrata Lord Lyman, que cada vez mais se destaca pelas suas escolhas cinematográficas, descolando-se aos poucos da imagem de super-herói da Marvel.
Não sendo porém um grande filme, Scoop é uma obra divertida e que vale a pena ver, quanto mais não seja para constatar que Woody Allen continua a ser um comediante fantástico.

4 Comments:

  • apesar de eu n ser fã de woody allen (a tragédia, o horror, sou uma tola) gostava de ir ver este filme.
    ah, n vi o match point, mas realmente parece q a maioria do pessoal gostou ;p

    By Anonymous Anonymous, At 1:36 am  

  • Fui ver. Gostei. Quero um Hugh Jackman para mim.

    By Blogger Margarida, At 6:44 am  

  • Vi e não gostei do Match Point, parecia uma novela mexicana com aquele argumento (pensei que o Allen estivesse a ficar velho!)...ainda não vi o Scoop porque...ainda não chegou a S.Miguel!!!Mas espero que o Woody se redima do desastre do outro...

    By Anonymous Anonymous, At 6:32 am  

  • ooooi , ta tuuti?
    Parabéns pelo trabalho

    queria dizer que conheço quase todos os filmes do woody allen, e... gostei muito do "match point".
    Também acho que um realizador tem o direito a mudar, e não levar um rótulo para toda a vida.
    para além disso os temas do woody allen têm a ver com a complexidade das relações entre os seres humanos, aqui o match point não difere em nada dos anteriores, não tem o humor habitual mas woody allen tb já realizou filmes mais dramáticos.
    esta é a minha opinião. apeteceu-me escrever um pouco só para chatear

    o scoop tenho que ver em breve

    abraço

    By Anonymous Anonymous, At 7:57 am  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home