Letters from Iwo JimaClint Eastwood conclui a recriação da batalha de Iwo Jima, que teve lugar no Inverno de 1945 entre os EUA e o Japão. Desta vez adaptou o ponto de vista dos japoneses que lutaram para impedir a tomada de posse da ilha, cuja localização estratégica facilitaria um ataque ao Japão.
O General Kuribayashi (Ken Watanabe) ficou encarregue de comandar as tropas na ilha e preparar o iminente ataque americano. Contudo, a sua abordagem não coincide com a visão tradicional e rígida dos seus subordinados, que o encaram com desconfiança e cepticismo.
Noutro patamar encontramos o jovem soldado Saigo, um jovem padeiro que tenta sobreviver juntamente com os seus amigos ao duro regime do exército japonês, encontrando consolo nas inúmeras cartas que escreve à sua jovem esposa.
Sem dúvida nenhuma superior a "Flags of our Fathers", porém sem ser a obra-prima falada pela crítica, "Letters from Iwo Jima" é um filme competente, que apesar de não aborrecer também não nos deixa deslumbrados. Mantém a mesma imagem do anterior (praticamente monocromático, que agora parece estar na moda), porém as sequências de guerra já não deixam espaço para muita surpresa, porque o outro já tinha mostrado como as coisas se iam desenrolar.
Desta vez Clint Eastwood concentra-se mais nos personagens, sem dúvida mais humanizados que os da versão americana, mas também interpretados por melhores actores. Preocupa-se em mostrar as diferenças entre as duas culturas: os americanos com sede de vitória e com desejo que a guerra acabe cedo para retomarem a casa e os soldados japoneses, que estando em minoria preferem morrer a entregar-se nas mãos do inimigo.
Espero que Clint Eastwood faça um próximo filme mais intimista, porque sem dúvida é onde se sai melhor.
P.S: Para quem se pergunta como raio já vi o filme, aviso já que não saquei da net, vi num visionamento de imprensa. Sim, porque eu sou mt chique... :)


3 Comments:
sim, realmente estou a ver q és mt chique!
cm n sou mt dada a filmes de guerra, acho q dispenso este ;p
By
Anonymous, At
1:32 am
Menos chique que tu, vi apenas ontem.Gostei do filme, apesar de também não ser dada a filmes de guerra(acho até que a guerra é dos pontos menos importantes a reter neste filme...).
By
Margarida, At
2:35 am
Great work.
By
Anonymous, At
10:39 pm
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home